A ESCRITA NECESSÁRIA
- Ana Vieira
- 2 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

As aulas de metodologia não se limitam a nos dar a receita para um trabalho perfeito. Mas também nos incentiva a pesquisar, discutir, inovar e conhecer as coisas de modo a direcionar ao nosso curso. Na EAD (Educação a Distância) foi elaborado um fórum e abaixo está a postagem de uma de nossas tradizendo.
A ESCRITA NECESSÁRIA
Escrever é uma necessidade pois,depois da fala é a melhor maneira de transmitir suas ideias, pesquisas e conhecimentos gerais ao “mundo”. Além do mais, a maior parte de todo o saber o humano existe apenas no papel, nos livros,etc. que funcionam como memória da humanidade.
Deste modo, para o escritor alcançar seu público alvo é necessário que ele escreva de maneira simples e elegante de acordo com a perspectiva do leitor. Um exemplo é o destino da pesquisa cientifica. Se é escrito para a comunidade cientifica não há problema no uso de termos técnicos e aprofundamentos teóricos, mas se essa pesquisa for destinada a sociedade, como um informativo, precisará ser reescrito. Assim, é notável que a simplicidade é um questão de perspectiva do leitor.
Para não se tornar ”uma torrente de palavras com a mais insuportável prolixidade” ou “científico e profundo, no qual o leitor é martirizado pelo efeito narcótico de períodos longos e enviesados” essas são alguns críticas relacionados a problemas estilísticos que Schopenhauer identificou no seu período: falta de clareza, prolixidade e neologismos. É válido hoje observar essas críticas e problemas para ajudar na elaboração de textos simples e elegantes.
Shoupenhauer também traz a que é importante a presença de um equilíbrio em escrever e ensinar, pois pode afastar o homem do saber e da compreensão devido a falta de tempo. Ao expor uma ideia é excencial preencher com palavras e frases as lacunas com clareza em seu conhecimento, o que torna o livro entediante. Depois dessa afirmação, ele nos deixa que “um bom escritor pode tornar interessante mesmo o assunto mais árido”.
Partindo do que já é criado, a originalidade pode ser exercida seguindo a ideia de Shoupenhauer: Tirar um tempo de assimilação para alcançar o saber, tirando suas próprias conclusões sobre o amontoado de informações lidas e coletadas.
Em geral, a "escrita necessária" é aquela que leva de forma consistente determinado assunto ao leitor com clareza e elegância, isto é, que o deixe interessado a ponto de ler até o último ponto final.
Comments